sábado, 28 de novembro de 2009

HISTÓRICO DO SENHOR RAIMUNDO VIANA


RAIMUNDO VIANA, NASCEU NO RIO GRANDE DO NORTE NO DIA 23.05.1904
FILHO DE JOÃO FERREIRA VIANA E RAQUEL NUNES VIANA.
MUITO JOVEM VEIO PARA BATURITÉ COM TODOS OS IRMÃOS E FAMIIIARES. ERA BATURITEENSE DE CORAÇÃO
INICIOU A TRABALHAR NO ARMAZEM DO SR. FRANCISCO PAIVA, ONDE DEMONSTROU SER UM JOVEM TRABALHADOR, HONESTO COM GRANDE CAPACIDADE SENDO RECONHECIDO PELOS SEUS MÉRITOS , PASSOU A SER DE INTEIRA CONFIANÇA DO SENHOR PAIVA.
CRESCEU PELO SEU DESEMPENHO, POR SUA CAPACIDADE, HONESTIDADE E VONTADE DE SER FINANCEIRAMENTE INDEPENDENTE, SEMPRE CONTINUOU SENDO UM CIDADÃO SIMPLES E HUMILDE.
ESTABALECEU-SE POR CONTA PRÓPRIA, DEDICANDO SEU TRABALHO AO COMÉRCIO, INDÚSTRIA E AGRICULTUA.
TORNOU-SE ASSIM FINANCEIRAMENTE INDEPENDENTE. ESCOLHEU PARA CASAR-SE COM A BONITA JOVEM, BATURITEENSE, MARIA JOSÉ SILVEIRA.
CONSTITUIU UMA GRANDE FAMÍLIA DE 10 FILHOS: EDNA , JOSÉ AMÉRICO, RAIMUNDO VIANA FILHO, JOÃO , ELIANE, ALBERTO, CARLOS, FATIMA, PEDRO FLÁVIO E FRANKLIN DELANO.
ERA UMA PESSOA SIMPLES, AMIGO DE TODOS E RESPEITADO PELO POVO DE BATURITÉ .O CASAL RAIMUNDO VIANA E MARIA JOSÉ GOSTAVAM DE AJUDAR OS MAIS NECESSITADOS, DOANDO TERRAS DE SUAS PROPRIEDADES, AS PESSOAS POBRES PARA CONSTRUIREM SUAS CASAS, ASSIM O DIGAM OS MORADORES DO BAIRRO DAS LAGES. DOANDO TAMBÉM NO BAIRRO DAS LAGES, UM (1) HECTARE DE TERRA PARA A CONSTRUÇÃO, DA ESCOLA DE 2º GRAU DOMINGOS SÁVIO, PORÉM POR MOTIVOS OUTROS, FOI OCUPADO PELA 2ª CIA DA POLICIA MILITAR .
DOOU UM (1) HECTARE DE TERRA PARA SER CONSTRUIDO O CENTRO SOCIAL URBANO, NO BAIRRO CONSELHEIRO ESTELITA E PORSEGUINTE LEVOU O NOME DE CENTRO SOCIAL URBANO RAIMUNDO VIANA. SEMPRE DOANDO TERRAS, AOS MAIS NECESSITADOS E AO MUNICIPIO, FAZENDO DESENVOLVER A CIDADE DE BATURITÉ , DOTANDO-A DE VÁRIAS OBRAS SOCIAIS.
CONSEGUIU TRAZER PARA BATURITÉ O BANCO DO BRASIL,S/A. DISFEZ-SE DE 04 CASAS RESIDENCIAIS DE SUA PROPRIEDADE NA PRAÇA SANTA LUZIA, PARA QUE FOSSE CONSTRUIDO O BANCO DO NORDESTE DO BRASIL.
MUITO AJUDOU NA CONSTRUÇÃO DA IGREJA DA ORDEM DOS PADRES SALESIANOS EM BATURITÉ, TINHA GRANDE AMIZADE COM OS PADRES SALESIANOS, ESPECIALMENTE COM O DIRETOR PADRE AURINO.
OPORTUNAMENTE SEMPRE AJUDAVA OS PADRES JESUITAS QUE ERAM GRATOS A SUA PESSOA, COM CERTEZA ESTES BENEFICIOS JAMAIS SERAM ESQUECIDOS PELO POVO.
SENHOR RAIMUNDO VIANA, FUNDOU A FÁBRICA DE ALGODÃO, QUE EXPORTAVA PLUMA PARA ALEMANHA, ERA CHAMADA USINA PUTIÚ, LOCALIZADA NO BAIRRO PUTIÚ. FABRICAVA TAMBÉM OLEO COMESTIVEL, CHAMADO OURO BRANCO, SABÃO E RESIDUO PARA BOVINOS. ESTA FÁBRICA, POR MUITOS E MUITOS ANOS, GEROU EMPREGO PARA INUMEROS PAIS DE FAMÍLIA. ERA AGRO-PECUARISTA. POSSUIA INUMERAS FAZENDAS DE BOVINOS.
FOI SÓCIO FUNDADOR DA RÁDIO MÁCIÇO DE BATURITÉ, LOCALIZADA EM TERRA DE SUA PROPRIEDADE.
FOI PREFEITO DE BATURITÉ PELO VOTO DO POVO, NOS ANOS DE 06.01.1948 A 31.01.1951.
FOI CHEFE POLÍTICO EM BATURITÉ, POR MUITOS ANOS. PROCURAVA AJUDAR A TODOS INDEPENDENTE DE PARTIDO POLÍTICO. RESOLVIA OS PROBLEMAS COM CALMA E SABEDORIA. ERA MUITO RESPEITADO PELO POVO DE BATURITÉ.
TINHA GRANDES AMIGOS INFLUENTES NO PAÍS, NA POLITICA, NO COMÉRCIO, NA AGRICULTURA E NA SOCIEDADE.
AJUDAVA A FAMÍLIA: IRMÃOS , SOBRINHOS, CUNHADOS E AMIGOS, ETC.
NO GOVERNO DO CEL. VIRGILIO FERNANDES DE MORAES TÁVORA, A SEU PEDIDO FOI ASFALTADA A ESTRADA RODOVIÁRIA DE BATURITÉ A FORTLALEZA, APROXIMADAMENTE NOS ANOS DE 1965 A 1966 . TAMBÉM INFLUÊENCIOU A VINDA DA ENERGIA DE PÁULO AFONSO PARA BATURITÉ, A REDE DE TELEFONIA DIRETA E MUITOS OUTROS BENEFICIOS PARA DESENVOLVER A “CIDADE DE BATURITÉ,” QUE TANTO ELE AMAVA.
FOI SÓCIO PRESIDENTE DA USINA EVERESTE EM FORTALEZA, QUE TAMBÉM FABRICAVA ÓLEO COMESTIVEL E SABÃO.
FOI SÓCIO DA FÁBRICA DE OLEO COMESTIVEL EM S. PAULO, DURANTE MUITOS ANOS. FOI SÓCIO DA FÁBRICA DE LOUÇAS S. JOSÉ EM FORTALEZA, FOI ACIONISTA DA WILLYS OVERLAND DO BRASIL, DOS BANCOS: CREDITO COMERCIAL S.A ,BANCO MERCANTIL S.A, BANCO DO BRASIL, S/A, E BRADESCO.,S/A SÓCIO DA ´INDÚSTRIA E AGRICULTURA JOÃO COELHO S/A . EM FORTALEZA.
O PERDÃO E A HUMILDADE FORAM SEMPRE O LEMA DO SENHOR RAIMUNDO VIANA.
COM SUA MORTE, BATURITÉ PERDEU A PESSOA EXCEPCIONAL.
PERTO DE OCORRER O FALECIMENTO ELE FALOU: “CHEGOU O TEMPO DE MINHA PARTIDA. COMBATI O BOM COMBATE, TERMINEI A MINHA CARREIRA, GUARDEI A FÉ.






SENHOR RAIMUNDO VIANA, FALECEU EM 04.11.1987.
GUARDAMOS COM SAUDADES E ORGULHO O HOMEM EMPREENDEDOR, EXEMPLO DE HONESTIDADE, EXCELENTE ESPOSO E PAI DE FAMÍLIA.

DADOS COLETADOS POR -- NINA MOREIRA VIANA

BATURITÉ, 10.01.1990

Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Andréia Duarte, achei muito interessante a matéria exposta, pois a história do ceará, e suas personalidades me atraem. Sou estudante de Geografia da Universidade Estadual do Ceará, e atualmente estou fazendo a minha monografia para conclusão do curso. O que me chamou atenção foi a citada Usina Evereste de fortaleza, pois a minha pesquisa é sobre a mesma. Gostaria de saber se os descendentes do senhor Raimundo Viana teriam alguma informação, documentos, fotos,o que seria de grande ajuda para a minha pesquisa e para o enriquecimento histórico do Ceará.
    Deixo o meu contato de e-mail: andreiaduarte1562@hotmail.com
    Qualquer informação, por favor entrar em contato pelo e-mail.
    Desde já agradeço, um Forte Abraço!

    ResponderExcluir