quinta-feira, 18 de agosto de 2011




15 de Agosto festa da Padroeira N. Senhora da Palma

A festa da Padroeira, ocorreu com grande participação dos fiéis do município e dos filhos de Baturité radicados em Fortaleza que, vieram prestar homenagem a nossa santa mãe N.S. da Palma.
Os jovens tiveram grande participação, de religiosidade, amor , paz e união.
Os comerciantes fizeram donativos em beneficio da pintura da Igreja, mas é preciso mais doações, para outras recuperações.
O Pároco Padre Edmilson Mendes Menezes, tem uma grande atuação entre os fieis e comunidade, desenvolvendo um trabalho junto aos jovens com bons resultados.
O Cacique Miguel da Silva Cardoso, foi o fundador da Aldeia “Comum”, depois de chefiar a migração das duas tribos vindas da cabeceira do Rio Choró, nos sertões do atual município de Quixadá, para a verdejante Serra de Baturité.
Nessa migração os índios Jenipapo e Canindé trouxeram uma pequena imagem de Nossa Senhora da Palma de sua devoção desde quando foram missionados e batizados no começo do século XVIII e por isto a “Aldeia Comum” era chamada “Missão da Palma”, até a criação pelo Alvará de 08 de maio de 1758, da frequesia (Paróquia), desmembrada da de Aquiraz, instalada a “19 de junho de 1762”, pelo Padre Patricio Joaquim SJ, que foi o primeiro vigário da Paróquia de N. S. da Palma, a única existente em todo o Brasil com esta invocação.
Contando atualmente com 249 anos de existência.
A Igreja possui arte bizantina gótica, predominando o barroco. Esta Igreja já serviu para guardar munições e armamento de guerra, na confederação do Equador.
Atualmente o Pároco é o Pe. Edmilson Mendes Menezes, e o Vigário Paroquial Pe. Martinho Alves dos Santos Neto, estão desenvolvendo um trabalho digno, apreciado por todos.
Nina Moreira Viana
Baturité, 18 de Agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário